Desafio – Como vencer o preconceito dos jornalistas especializados em automóveis com a chegada de uma nova marca chinesa no Brasil?
Estratégia & Plano de Ação – Chamado pela marca para realizar o lançamento da JAC no Brasil, o consultor Eduardo Pincigher organizou e implementou o seguinte plano estratégico:
- Preparou um evento de lançamento com 50 veículos de test-drive: a ideia era que todos os profissionais pudessem testar os carros à vontade.
- Montou uma apresentação institucional com dados que exibiam o poderio industrial, o tamanho do mercado e o status tecnológico dos fabricantes chineses.
- “Colou” a imagem da marca ao sucesso empresarial do principal executivo da empresa no Brasil, que era conhecido, experiente e respeitado no mercado automotivo.
- Promoveu uma série de entrevistas com o porta-voz, estabelecendo as mensagens-chaves a serem ditas em cada uma delas.
- Planejou visitas em Redações das principais mídias do país.
- Organizou um evento específico para blogueiros e influenciadores digitais para apresentar a marca e seus produtos, em um momento ainda incipiente de relevância desses profissionais (2011).
- Sempre organizou eventos de lançamento (cerca de 20, no total) com longas distâncias de test-drive, permitindo aos formadores de opinião uma melhor experiência com os veículos e a percepção de que “a marca se orgulha e confia em seus produtos, razão pela qual quer que vocês os testem nas condições mais severas”.
Resultado – A JAC Motors sempre esteve entre as 10 ou 12 maiores marcas em share of voice de mídia espontânea, conquistando uma performance bem superior aos respectivos resultados de vendas. Qualitativamente, a imagem da empresa descolou-se rapidamente da pecha negativa de baixa qualidade dos produtos chineses.