Criação do Volkswagen Fox

O vídeo disponível nesta página sobre Luiz Alberto Veiga foi produzido pela talentosa equipe e direção da WebMotors. Por retratar de uma forma muito abrangente e profissional a belíssima trajetória de um de seus membros, a Expert & Cia solicitou autorização para compartilhar essa excelente produção jornalística também com o público desse site, que foi muito gentilmente concedida.

Desafio – Criar o “Gol do futuro”. Como conceber um novo hatch com características inovadoras, ideal para os grandes centros urbanos, com package flexível, e espaço quatro pessoas?

Estratégia & Plano de Ação – Para a realização de um projeto tão ambicioso – seria o primeiro projeto da história de uma montadora alemã 100% desenvolvido no Brasil – a Volkswagen chamou o consultor Luiz Alberto Veiga.

  • Em paralelo ao início do desenvolvimento do conceito, Veiga montou uma apresentação institucional com dados que exibiam o poderio industrial, o tamanho do mercado e o status tecnológico dos fabricantes chineses.
  • A apresentação procurava derrubar o paradigma de se produzir um Volkswagen com traços tão exóticos (teto alto, posição de dirigir semelhante a de uma microvan), mas exibia a racionalidade de se basear em uma plataforma (VW Polo) já em produção.
  • O projeto era tão adequado sob o ponto de vista de custos que venceu a disputa frente a um concorrente preparado para VW alemã.. e recebeu o aval para também ser vendido na Europa sem perder o encanto do ineditismo da proposta estilística, o modelo criado por Veiga conseguiu convencer também os executivos da matriz alemã.

Resultado – Era difícil acreditar que o modelo que nascera em um desenho num guardanapo chegara até aquele ponto. O FOX seria o primeiro carro brasileiro o ser exportado para a Alemanha. Ele rendeu volume e sentido à fábrica de São José dos Pinhais (PR) e foi o primeiro compacto “highroof” da história da VW.

Compartilhe!

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos cases

Últimos posts

Rolar para cima