Indústria automotiva aposta num melhor segundo semestre em 2022

São Paulo, 7 de junho de 2022 – A produção geral de veículos (carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus) nos 5 primeiros meses de 2022 vem registrando um crescimento sustentado. Os resultados apresentados hoje pela Anfavea, a associação dos fabricantes, apresentaram um crescimento em maio da ordem de 11% em relação ao mês anterior, totalizando 206 mil unidades. As vendas chegaram a 187 mil unidades, representando um aumento de 27% em relação a abril.

As exportações foram de 45 mil unidades e um crescimento de 3%. Ainda puxa o freio da indústria a crise de abastecimento e logística, em especial pela falta sistemática de semicondutores. Desde janeiro, o setor enfrentou 16 paradas de fábricas, resultando em 331 dias inativos (média 20 dias por fábrica) e com isso numa perda de produção estimada em 150.000 veículos.

Especificamente no mercado de caminhões, que carrega a maior parte da produção nacional de alimentos e outros produtos, o mês de maio registrou uma elevação de 10,8% em relação a abril, somando um total de 10,4 mil unidades licenciadas.

Já a produção de caminhões no mesmo período acelerou 38,5%, chegando a 13,9 mil unidades. Poderia ter sido bem melhor, se no período duas montadoras não tivessem que interromper a produção simultaneamente em função da crise de abastecimento e logística. A previsão da Anfavea é de estabilização do abastecimento do setor no segundo semestre deste ano e resultados melhores do que no primeiro semestre.

Aproveito para lembrar que no final deste ano tem Fenatran, a maior feira do setor de transporte rodoviário de cargas na América Latina, que acontecerá de 07 a 11 de novembro no São Paulo Expo.

A Expert & Cia é a assessoria de imprensa oficial da Fenatran, organizada pela RX Brasil (Reed Exhibitions)

Compartilhe!

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos cases

Últimos posts

Rolar para cima